-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 4980 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Michel Denancé, Think Utopia, Olivier Ravoire
Descrição enviada pela equipe de projeto. Museu de arte localizado no lado sul do Bois de Boulogne, um grande parque público na região oeste de Paris.
Este museu foi fundado por Albert Kahn (1840-1940), um comerciante que registrou cenas de suas viagens ao redor do mundo em 72.000 fotografias coloridas e 183.000 metros de filme. Esses arquivos constituem a parte central do acervo. Ele estava particularmente interessado no Japão e em outras regiões asiáticas e suas fotografias, que contam a história da vida na Ásia na época, têm alto valor histórico e étnico.
Reproduzir os jardins dos cinco continentes do mundo era um sonho de Albert Kahn, e o jardim japonês em particular, construído por jardineiros que ele contratou no Japão, é um espetáculo a ser visto.
O espaço de exibição foi projetado em uma sequência linear estendida dos caminhos através deste jardim. Uma tela feita de alumínio e madeira é inserida entre o caminho e o ambiente externo enquanto continua a serpentear horizontal e verticalmente, controlando a relação entre os dois. O sonho de Albert Kahn, de misturar o jardim e o espaço de exibição, foi alcançado ao mesclar o ambiente e a arquitetura.
O envoltório do lado da cidade é feito principalmente de alumínio, já aquele voltado para o jardim é feito principalmente de madeira, e às vezes esses dois materiais são misturados de maneira gradativa. Isso confere ao volume uma pele biológica que se adapta suavemente a diferentes ambientes enquanto interage com eles.